13 de fev. de 2012

Miopia, QI alto e o primata apelido 4 olhos

Ano passado (bem, na verdade isso foi em 2009 mas eu nem ligava muito pois quando forçava a vista eu conseguia enxergar, ai deixei passar) eu estava enxergando tudo meio embaçado, não conseguia ler textos nem ver detalhes de longe, então resolvi ir no oftalmologista, ele então falou que eu estava com 1 grau de miopia e teria que usar óculos o/ foi o fim para mim, 20 anos de boa visão e agora isso? Enfim, tive que usar, melhorou MUITO, agora eu enxergo tudo em HD haha'
Ainda não me acostumei muito bem, as vezes saio atrasada de casa e esqueço. Em abril/2012 fará um ano de visão HD :P
Mas uma coisa que já senti na pele foi o pré-conceito das pessoas com quem usa óculos de grau, já me chamaram do mais comum, ridículo e primata dos apelidos, o "quatro olhos". Eu na verdade não ligo, mas acho tão ridícula a atitude, porque quem geralmente te dirige este apelido tem a intenção de te ofender ou te diminuir, como se você fosse um cego ou um mutante, isso é errado, na brincadeira tudo bem, mas usar para ofender mostra o quão baixo você é, primeiro que diminuir uma pessoa apontando um defeito mostra o quão baixo e sem caráter você é, porque apontando o defeito do outro você só está escondendo um defeito seu; segundo, o obvio e que tira toda a logica do apelido, não são quatro olhos, continuam sendo dois, se você enxerga quatro você sim está precisando usar óculos meu amigo. Outra coisa é o fato de acharem que toda pessoa que usa óculos ou é nerd ou é super inteligente e tem a obrigação de saber e acertar tudo, enquanto a isso eu só posso rir, é engraçado pensarem assim, podemos sim ser bem inteligentes mas não temos a obrigação de saber tudo como alguns pensam.

ENFIM, vamos falar da matéria que me fez querer escrever sobre isso aqui no blog.. quando vi a pergunta "Você sabia que a miopia tem relação com QI alto?" fiquei intrigada e cliquei no link que levava à fonte de onde tiraram essa pergunta. A matéria está em inglês, então eu traduzi ela para poder postar aqui (:




Crianças com miopia são mais inteligentes? Uma revisão da literatura.

abstrato
OBJETIVO:
Os erros de refração são um problema sério em todo o mundo. Até agora, poucos trabalhos têm descrito a relação entre os erros de refração e de inteligência. No entanto, com base no interesse crescente sobre a relação entre os erros de refração e o quociente de inteligência (QI), decidimos apresentar e discutir os últimos resultados dos estudos clínicos sobre o assunto.

MATERIAL E MÉTODO:
Uma revisão da literatura sobre a relação entre os erros de refração e de QI foi feito.

RESULTADOS:
Em 1958 Nadell e Hirsch constataram que as crianças nos Estados Unidos com miopia têm um QI mais alto. Uma relação semelhante foi descrito por outros pesquisadores dos EUA, da República Checa, Dinamarca, Israel, Nova Zelândia e Singapura. Em outros estudos relacionados, foi relatado que as crianças míopes, independentemente do seu QI tinham maiores notas na escola. Também foi observado que crianças com hipermetropia têm um QI mais baixo e tem nota pior na escola.Várias hipóteses que explicam a relação entre os erros de refração e de inteligência têm sido publicados. Recentemente, Serra et al. concluíram que o maior QI pode estar associado com a miopia, independente de livros lidos por semana, em escolas. Segundo eles "a associação entre QI geneticamente dirigido e miopia de predisposição hereditária pode ser forjado por causa de um relacionamento pleiotrópico entre QI e miopia em que o mesmo fator causal é refletido em ambas as características genéticas. Pode haver genes similares que afetam o tamanho dos olhos ou o crescimento(associado com miopia) e tamanho do neocórtex (possivelmente associado com QI) ".

CONCLUSÕES:
As observações clínicas realizadas sugerem que as crianças com miopia podem ter um QI mais alto. Esta relação é provavelmente determinado por fatores genéticos e ambientais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário