25 de jan. de 2012

Desocupação do Pinheirinho em São José dos Campos

Bom, eu não ia falar sobre esse assunto aqui até então, mas só se fala sobre isso nas redes sociais e mídia, e algumas opiniões são tão sem nexo, sem base e no "achismo" que resolvi falar minha opinião sobre tudo isso.
Para começar, esse assunto teve repercussão tanto nacional quanto internacional, foi um dos assuntos mais comentados no twitter e ganhou quase um bloco no Fantástico, e é incrível a capacidade das pessoas de criarem polêmicas, em uma disputa onde são defendidos os interesses de um grupo social visto como desfavorecido, sempre irão apelar para o emocional, são fotos de crianças no colo, mães chorando com as mamadeiras nas mãos, cães no meio da multidão. Primeiro, se você quer protestar, tudo bem, mas não envolva inocentes nisso, a criança não tem nada a ver com isso, não merece ser exposta a essa situação. Segundo, seu cachorro por mais bravo que seja também não merece estar envolvido nisso, se você gosta tanto dele o deixe fora disso.








Outra questão que ouvi bastante gente comentar e postar fotos criticando, foi a respeito dos policiais, bom, deixo claro que gosto de policia, deveriam ganhar mais e ter direitos, porque pessoas que arriscam suas vidas todos os dias e prendem bandidos merecem salários dignos ao que fazem. Não estou generalizando, é claro que há policiais e policiais, assim como no meio de toda essa gente protestando há pessoas e pessoas. Primeiro que os policiais que enfrentaram esses protestantes estavam seguindo ordens, eles não foram lá por livre e espontânea vontade, estavam lá seguindo ordens de superiores, tudo o que fizeram foi o que lhes foi ordenado, se querem criticar a atuação deles critiquem os governantes e quem os mandou lá. Os policiais estavam com bombas de gás de efeito moral e armas com bala de borracha, ou seja, intenção de dispersar e não matar, e olha nessa foto como eles foram recebidos, com arma branca, paus com suas pontas repletas de prego e pedras.
Não estou defendendo essa reintegração, de forma alguma, foi uma serie de erros tudo isso. Oito anos de ocupação ilegal, mas oito anos que a prefeitura de São José dos Campos cobrava aguá, luz e afins. Se estão lá ilegalmente porque raios a prefeitura cobrava eles e fornecia tudo isso? Viva o capitalismo.
Não pude deixar de reparar na grande quantidade de crianças pequenas, com bem menos de 8 anos, ou seja, nasceram depois da ocupação, ai eu penso, bom, se eu não tenho condições dignas de moradia nem ao menos para mim, porque eu vou colocar no mundo mais um ser humano para passar o que eu passo? E independente de quem seja o dono daquele terreno, invadir não é certo. Tirar algo de alguém, ainda que você faça melhor uso, não é justiça. Essas crianças e seus genitores merecem condições de vida melhores, mas isso não é algo que depende apenas do Estado. Depredar, destruir, queimar. Não é a solução. Deixar apenas para o Estado, não é a melhor opção.
Protestar pode, claro, você  vai as ruas reivindicar seus direitos e lutar pelos seus ideais, mas queimar veículos e depredar tudo que encontra pela frente, bom, isso não é protestar, isso para mim tem outro nome.
O dono do terreno pode não ser dos mais respeitados e corretos como estão dizendo? Claro que pode. Mas independente de qualquer coisa, o terreno é dele. Se ele rouba e é corrupto, bom, nossos policos também são e nos roubam todo santo dia e nós ficamos quietos. Na minha opinião, o prefeito deveria ter comprado esse terreno e evitado todo esse auê, é, acho que desta vez o Eduardo Cury (PSDB) não será reeleito.











Nenhum comentário:

Postar um comentário